Observatório

Abril Azul: menino de 12 anos com autismo constrói miniaturas de ônibus da EMTU

Entre milhões de usuários das linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), algumas histórias trazem ainda mais significado e sentido ao papel do transporte metropolitano. Uma delas é do Arthur de Araújo, um passageiro de 12 anos que demonstra sua paixão por ônibus montando miniaturas de coletivos com papelão.

Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 4 anos, Arthur sempre demonstrou muitas habilidades artísticas e aos 6 anos já fazia rabiscos de ônibus. Morador de São Bernardo do Campo (SP), o pequeno passageiro utiliza as linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU para os compromissos diários.

“Essa rotina no transporte público contribuiu para despertar a paixão dele pelos coletivos”, comenta Maria Aparecida Lopes, 50 anos, mãe de Arthur. “Os rabiscos foram evoluindo cada vez mais para desenhos detalhados com rodas, janelas, e assim, gradativamente. Começou a assistir vídeos na internet, foi se aprimorando e então surgiu o interesse em fazer algo diferente, os modelos em papelão”, conta Maria.

Neste mês marcado pela campanha Abril Azul, que busca conscientizar e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a EMTU convidou o minibusólogo a uma visita na garagem da NexMobilidade, em São Bernardo do Campo, para conhecer de perto a operação e manutenção dos veículos.

Arthur acompanhou os bastidores do transporte metropolitano, conhecendo a valeta, borracharia, funilaria, a limpeza dos coletivos, além de embarcar e dar um passeio em um ônibus personalizado pela NextMobilidade, adesivado em apoio à campanha Abril Azul. Na ocasião, o pequeno passageiro ganhou da EMTU um modelo impresso de ônibus para fazer a montagem.

“O Artur é um menino muito amável e com habilidades incríveis. Busco acolher esse trabalho dele, pois é um dom que pode encaminhá-lo para essa área que ele tanto ama”, conta, com orgulho, a mãe da criança.

Os ônibus montados pelo minibusólogo Arthur foram expostos no Terminal Metropolitano Diadema da EMTU, na 13ª edição do Expominis – projeto que reúne réplicas em miniatura de ônibus para oferecer aos passageiros um pouco de conhecimento sobre a história do transporte público e seus bastidores. No evento, Arthur ganhou da NextMobilidade e da EMTU uma camisa de motorista e cordão para crachá.

Para Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU, histórias como a do Arthur motivam ainda mais o trabalho de todos para oferecer um transporte de qualidade, inclusivo e inspirador. “Transportamos vidas e suas histórias de lutas e alegrias. É uma grata surpresa e motivo de felicidade para nós contar com o Arthur nos ônibus metropolitanos. Ele nos inspirou com seu talento e entusiasmo pelo transporte”, comentou Paulo.

Confira os vídeos da visita do Arthur à garagem de ônibus: 

https://www.instagram.com/reel/C51U6qdpcAQ/?igsh=aHppbWY5ZG0zZG8x

https://www.instagram.com/reel/C5jVAcbPp_3/?igsh=cnhoM2U2cW9mMjRi

Vídeo Abril Azul/EMTU: 

https://www.instagram.com/reel/C5RMbsRuBeR/?igsh=dmpjOTcydmMwajdt 

Sobre a EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios e a EMTU transporta nestas cidades atualmente cerca de 2 milhões de passageiros diariamente.



Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax