Brasil

“Mostrem que estão conosco”, pede presidente ucraniano a europeus

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um apelo para que a União Europeia ajude as forças de resistência de seu país a lutar contra as tropas militares russas. Em um rápido pronunciamento feito por videochamada, durante a sessão plenária extraordinária que o Parlamento Europeu realiza hoje (1º), Zelensky reforçou o pedido para que a Ucrânia seja aceita entre os países-membros do bloco europeu.

“A Ucrânia fez a opção pela Europa. É este o caminho que gostaríamos de seguir e eu gostaria de ouvir de vocês [líderes políticos europeus] que a escolha da Ucrânia pode ser confirmada”, declarou Zelensky, afirmando ter ficado satisfeito com a defesa da inclusão da Ucrânia na União Europeia feita poucos minutos antes pela presidenta do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, que, em seu discurso, condenou a ação militar russa.

“Nosso povo está extremamente motivado. Estamos lutando por nossos direitos, por nossa liberdade e por nossas vidas, mas também estamos lutando para sermos [reconhecidos como] membros da Europa, em plena igualdade [com os demais países do bloco]. Acredito que é exatamente isto que estamos mostrando a todos: que somos europeus e que a União Europeia será muito mais forte conosco”, declarou Zelensky antes de apelar pelo apoio europeu.

“Sem a União Europeia, a Ucrânia estará só, isolada. Já mostramos nossa força, que estamos no mesmo nível. Por isto, mostrem que estão com a gente e que não vão nos abandonar”, acrescentou o presidente ucraniano.

Ao discursar, antes de Zelensky, a presidenta do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, listou uma série de medidas já anunciadas pela União Europeia a fim de desestimular a Rússia a seguir atacando a Ucrânia. Metsola lembrou que alguns países do bloco já disponibilizaram armas e munição às tropas ucranianas e que uma série de restrições conjuntas já foram adotadas.

“Declaramos que a aviação russa e os jatos privados dos oligarcas russos já não são bem-vindos nos países europeus. Fizemos com que a Rússia fosse excluída do sistema Swift [do inglês, Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais]. Banimos os instrumentos de propaganda do Kremlin [veículos de imprensa estatais russos, como o Rússia Today e a agência de notícias Sputnik] e os cidadãos, organizações, empresas e o mundo dos esportes assumiram uma posição clara e firme, salientando que não manterão relações ou tolerarão um agressor”, listou Roberta, propondo que a Europa vá “ainda mais longe” e, além de aprovar o ingresso da Ucrânia no bloco, apoie a investigação do Tribunal Penal Internacional (o Tribunal de Haia) sobre possíveis crimes de guerra cometidos pela Rússia.

“Fico muito satisfeito com o que acabo de ver e ouvir aqui”, disse Zelensky, referindo-se ao pronunciamento de Roberta Metsola. “Sinto uma verdadeira união com todos os países da União Europeia, mas não sabia que era este o preço que teríamos que pagar. Uma tragédia para mim e para todos os ucranianos”, acrescentou ele, garantindo que os mísseis lançados por Moscou tem tirado a vida de civis ucranianos.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo