ManchetesOpinião

Falta de água afeta todos os bairros de Osasco

Opinião – Bairros de toda a cidade de Osasco estão sofrendo -ainda mais- com a falta d’água desde o dia 5 de outubro. A data coincide com a reeleição, em primeiro turno, do Governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Não é necessário consultar um especialista em recursos hídricos para entender a administração da crise da água; focada em impedir ao máximo os danos eventuais que poderiam causar à candidatura do atual Governador. Levou-se em consideração a disputa política eleitoral e, infelizmente, em segundo plano, o racionamento necessário.

Alckmin garantiu para a população por diversas vezes não existir necessidade do racionamento nas cidades administradas pela Sabesp, entre elas, Osasco. O fato é que, desde Julho deste ano, grande parte das residências da região Oeste de São Paulo ficaram sem água após a meia-noite, voltando exatamente quatro horas depois.

Essa medida, apontada pela Sabesp (empresa de capital aberto e que visa dividendos) como uma despressurização inteligente, eliminando as perdas do sistema sucateado e com cerca de 30% de perdas (inédito em cidades tão grandes quanto SP) é, na verdade, um racionamento prévio.

As eleições no Estado de SP para Governador já passaram e a despressurização atingiu novos níveis. Primeiro, falta água em períodos inteiros do dia. Ou toda a manhã, toda tarde, noite. Segundo pois, o governo já assume a gravidade em tom mais adequado.

Novamente, não parece ser necessário um especialista em recursos hídricos para entender que trata-se de um racionamento disfarçado, afinal ainda existem as eleições para a presidência do Brasil.

A maior preocupação da cúpula tucana -do candidato Aécio Neves- é que a crise da água possa diminuir seus votos no estado mais populoso da nação. E o que será da região metropolitana se a vazão de água continuar minguando e os reservatórios baixarem mais?

Osasco já pode responder essa pergunta em períodos do dia.

 

Gabriel Martiniano

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Gabriel Martiniano

Jornalista profissional, fundador da Ticketbras e cidadão de Osasco

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax