ManchetesOpinião

Capelinha, patrimônio de Osasco, foi apagada com cal verde

Capela do Helena Maria. Verde Não… Prefeito

Opinião do professor MARCO AURÉLIO

Procurei a data da criação da primeira Capela do Helena Maria, mas não achei. Encontrei apenas uma foto antiga no Blog do Guaçu Piteri. Os moradores mais velhos contam uma história que a Capelinha foi construída em homenagem a um padre assassinado na região. 

Quando eu era criança, passava por ela várias vezes. E sempre me pareceu uma construção da comunidade, sem a participação do governo municipal. Em 1994, o ex-prefeito Celso Giglio construiu uma nova Capela, a partir de um projeto de Oscar Niemayer, branca, circular e cheia de curvas, uma marca do nosso maior arquiteto brasileiro. 

Nesses mais de vinte anos, nenhum governo teve a cara de pau de mudar a cor da Capelinha.  Até porque a cor branca nos passa a ideia de uma imagem sagrada, como se flutuasse no lugar onde está.

Se a gente olhar as duas imagens, vamos perceber que Oscar Niemayer apresentou um projeto que não descontruísse a ideia original. Uma Capela pequena e simples, mas capaz de absorver toda a religiosidade de uma região, distante de centro, esquecida pelos governos municipais e muito pobre.

A Capela projetada por Niemayer é única no formato e na cor. Por isso, tem sido preservada por todos esses anos.  A última administração recuperou a Capela, manteve-a branca e recuperou o jardim.

No dia 09 de novembro, o jornal da manhã da Globo, mandou um repórter até o Helena Maria para mostrar o abandono, o lixo a de – quebra –  a nova cor verde-clara. A atual administração da prefeitura pintou até a imagem de Jesus Cristo de verde. Um horror, em todos os sentidos.

 

Retrato da contradição

Enquanto a prefeitura destrói um patrimônio histórico e religioso em pleno ano de 2017, a Câmara de vereadores da nossa cidade gasta todo o seu tempo político para restaurar uma Censura parecidíssima com a Ditadura Militar e mostrar para a cidade toda a sua sanha Homofóbica, ao conseguir demitir o secretário da Cultura, a partir dos pretextos de um beijo entre Super-Homem e Batman e de uma peça de teatro de rua, que já foi apresentada pelo Brasil. E, enfim, não focar sua energia na defesa das grandes questões administrativas, econômicas e sociais de Osasco.

Em Brasília, Aécio pensando ser dono do PSDB, vai até à sala do senador Tasso Jereissati e o demite da presidência; logo ele, envolvido até o pescoço nas delações dos irmãos Batista, mas amigo do Temer.

Ontem à tarde, dia 09 de novembro, havia um único servidor da Prefeitura pintando de cinza as pequenas escadas da Capela. Haja paciência e compreensão do povo de Osasco. Chega né!!!!! Vejam as fotos abaixo:

Capela, ontem, dia 09 de novembro, sendo pintada.

Capela, hoje, dia 10 de novembro, cheia de remendos e com Jesus pintado de verde.

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista, historiador, biomédico e professor das redes municipal de estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no site Planeta Osasco. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Marco Aurélio

Marco Aurélio Rodrigues Freitas, Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Crônicas no Planeta Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax