Destaques

Covid-19: total de mortes entre trabalhadores da limpeza urbana é 6 vezes maior no Brasil

O número de trabalhadores da limpeza urbana infectados pelo coronavírus é quase 5 vezes e meia maior que o de infectados na população brasileira em geral. E o número de mortes é ainda maior: mais de seis vezes a mais que o resto da população.
É o que aponta a pesquisa realizada pela ABES, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Essa pesquisa foi feita em 23 capitais e traçou um rápido panorama sobre a situação e também sobre a coleta de resíduos durante a pandemia.

Os mais atingidos são aqueles que trabalham com capina e varrição e com a coleta de lixo convencional.
Já sobre a quantidade de resíduos sólidos gerados durante a pandemia, o estudo mostra que houve diminuição em média de 10% entre as capitais. O maior impacto foi sentido em Florianópolis com uma redução de 19% na geração de resíduos, seguido por Cuiabá, com diminuição de 17% e Vitória, com 16%. A menor redução ficou por conta de João Pessoa com apenas 4%.
Os pesquisadores relacionam a diminuição na geração de resíduos à redução de postos de trabalho e a diminuição da renda de grande parte dos brasileiros, que estão consumindo somente o essencial.
Sobre a coleta seletiva, comparando com os meses de março e abril, houve uma redução drástica na maioria das capitais brasileiras. Apenas na cidade de Aracaju teve aumento significativo, enquanto nas outras cidades houve interrupção, como em Belo Horizonte, Brasília e Salvador; ou tiveram grande redução do serviço.
Esse é o segundo estudo feito pela Associação, com dados coletados entre 6 e 29 de maio. O primeiro foi feito com dados de apenas dez capitais entre março e abril.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax