Destaques

Guedes participa de audiência na Câmara sobre reforma administrativa

O ministro da Economia Paulo Guedes esteve nesta quarta-feira  na Câmara dos Deputados para tratar das mudanças propostas pela PEC que traz novas regras para o funcionalismo público.
 Guedes abriu a audiência na Comissão especial sobre o tema  afirmando que a reforma administrativa moderniza e vai garantir qualidade no serviço público.
O governo propõe mudanças na estabilidade, criando diferentes tipos de vínculos e também facilita a contratação de indicados políticos, sem concurso público, para funções técnicas.
Já há consenso entre os parlamentares que os atuais servidores não serão atingidos.
O ministro defendeu mudanças na avaliação para garantir estabilidade de quem ingressar na carreira pública.
Hoje a avaliação do servidor público já é prevista em Lei. Para ter estabilidade o servidor precisa ser aprovado em um  estágio probatório por período de 2 anos, onde será avaliado o desempenho no cargo.
Em linhas gerais, a reforma administrativa reduz os direitos dos futuros servidores que passarem em concurso público. Defensores argumentam que a proposta vai trazer mais eficiência e diminuir os custos do serviço público no Brasil.
Parlamentares da oposição argumentam ainda que a PEC abre espaço para terceirização, permitindo o chamado apadrinhamento político no serviço público.
O relator, deputado Arthur Maia do DEM da Bahia, criticou esse artigo e disse que é preciso diminuir a interferência política na administração pública e antecipou que vai retirar esse ponto do parecer .
Já os críticos da reforma administrativa, sustentam que o texto não reduz gastos e aprofunda desigualdades já existentes no funcionalismo. O ministério da Economia não apresentou até o momento o impacto financeiro da proposta,
É o que defendeu o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, deputado professor Israel do PV do Distrito Federal.
A proposta da reforma administrativa apresentada pelo governo, preserva as vantagens para juízes, desembargadores, ministros dos tribunais superiores, procuradores, promotores, militares e congressistas, categorias que possuem os maiores salários entre os servidores.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax