Destaques

Lei transfere recursos para programas de subsídio em energia elétrica

Uma nova lei publicada nesta terça-feira (2) busca reduzir as tarifas de energia elétrica para os consumidores e abre a exploração de Angra 3 para a iniciativa privada.
Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a lei teve origem numa medida provisória editada para reduzir o impacto da pandemia da Covid-19 sobre o setor elétrico. Devido à queda do consumo de energia, as distribuidoras contraíram empréstimos de mais de R$ 15 bilhões para compensar as perdas de receita.
Para evitar que os custos sejam transferidos ao consumidor, o texto sancionado determina que, entre 2021 e 2025, 30% dos recursos que as concessionárias de energia elétrica são obrigadas a aplicar em projetos de pesquisa e desenvolvimento sejam transferidos para a Conta de Desenvolvimento Energético, a chamada CDE.
A CDE é usada para financiar programas de subsídio, entre eles o Luz Para Todos e desconto na tarifa para irrigação.
O presidente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica, Alexei Vivan, afirma que, com novas receitas, a CDE deve demandar menos recursos dos consumidores.
Atualmente, estima-se que quase R$ 3,5 bilhões não utilizados em projetos de pesquisa e desenvolvimento poderão ser direcionados para a CDE a fim de diminuir potenciais aumentos.
Por outro lado, o professor de engenharia elétrica da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, defende que a mudança não necessariamente gera redução de tarifas, já que é preciso regulamentação, e lamenta a retirada de recursos para a pesquisa no setor.
A nova lei ainda modifica as regras de incentivos a empreendimentos com base em energia limpa, como as usinas de energia solar, eólica e de biomassa. O texto estabelece prazos para o fim de benefícios concedidos a essas energias alternativas.
A lei também transfere para a União as ações das duas empresas responsáveis pela energia nuclear no país. São elas as Indústrias Nucleares do Brasil e a Nuclebrás Equipamentos Pesados. Essas duas empresas, que hoje atuam como sociedades de economia mista, serão transformadas em empresas públicas vinculadas ao Ministério de Minas e Energia.
Além disso, a lei abre a possibilidade para a exploração, pela iniciativa privada, por meio de autorização, da usina termelétrica nuclear de Angra 3, no Rio de Janeiro.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax