Destaques

Passagens de ônibus e metrô do DF ficam 10% mais caras a partir desta segunda (13)

A partir da próxima segunda-feira (13), o usuário de transporte público do Distrito Federal vai pagar 10% a mais na passagem. O reajuste foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira.
A passagem mais cara atualmente é de 5 reais, como a do metrô, que vai passar para 5 reais e 50 centavos. A mais barata, de 2 reais e 50 centavos, vai aumentar para 2 reais e 75 centavos. O governo espera economizar 161 milhões de reais com o aumento. Valor que será pago pelos usuários, que criticaram a medida.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, argumentou que um estudo da secretaria aponta para uma necessidade de aumento de 16% no valor das passagens, e que os 6% acima do reajuste serão pagos pelo próprio governo. Em 2019, o subsídio ao setor chegou a 701 milhões de reais. Isso porque a passagem que as pessoas pagam não é a única receita das empresas, que ainda recebem recursos do Estado.

Segundo o secretário, os aumentos de 2015 e 2017, que somam reajustes de 52% nas passagens, não foram suficientes para equilibrar financeiramente o sistema, pois o transporte teria ficado sem reajuste por 10 anos, entre 2006 e 2015, quando a inflação teria acumulado uma alta de 73%.

Por outro lado, deputados distritais da oposição querem derrubar o aumento. O deputado Fábio Felix, do PSOL, protocolou um decreto legislativo com poder de suspender o reajuste.

O deputado disse que a oposição está unida, mas o bloco só reúne 5 parlamentares de um total de 13 necessários para derrubar a medida. Porém, com a Câmara Legislativa de recesso, só haverá sessão se o presidente, o deputado Rafael Prudente, do MDB, convocar uma reunião extraordinária.

Já integrantes do Movimento Passe Livre marcaram um protesto para a próxima terça-feira, alegando que não vão pagar mais para circular menos. Nossa reportagem questionou a assessoria de imprensa de 3 das 6 empresas que atuam no DF sobre a situação do caixa que justificaria o aumento, mas a assessoria informou que não vai comentar a medida.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax