Destaques

Passo mais complexo de acordo para produção de vacina contra Covid-19 é incorporação de tecnologia

A Fundação Oswaldo Cruz fez uma transmissão online nesta segunda-feira para dar detalhes sobre a parceria com a Universidade de Oxford e a biofarmacêutica AstraZeneca para compra de lotes e transferência de tecnologia da vacina contra a Covid-19.
O diretor de Biomanguinhos, Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz, Maurício Zuma, avalia que o processo mais complexo da produção da vacina contra a Covid 19, que vai exigir mais adaptações e investimentos da instituição, será o da incorporação da tecnologia.
Zuma participou da transmissão no Canal Saúde, da Fiocruz. O diretor, junto com a presidente, Nísia Trindade, e o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger, esclareceram dúvidas da população sobre a parceria.
O acordo com a biofarmacêutica prevê duas etapas de produção. A primeira consiste na produção de mais de 30 milhões de doses antes do término dos ensaios clínicos. Ao fim dos ensaios e com a eficácia da vacina comprovada, o acordo prevê uma segunda etapa, com a produção de mais 70 milhões de doses.
Em paralelo, a Fundação deverá fazer as adequações necessárias em suas instalações para incorporar a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo, com a transferência da Tecnologia.
O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger, explicou a utilização de componentes do vírus no desenvolvimento da vacina pela Universidade de Oxford. 
Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, ressaltou que a Fiocruz continua os estudos paralelos de outras vacinas em desenvolvimento.
Os especialistas explicaram que os grupos prioritários que deverão receber a vacina, quando da sua aprovação pela Anvisa, serão estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Fiocruz, o Laboratório de Biomanguinhos tem capacidade de produção de 40 milhões de doses mensais da vacina sem prejudicar qualquer outra linha de produção atual, considerando a estrutura já instalada e o aumento da produtividade.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax