Destaques

Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros com HIV/aids já sofreram preconceito

Oito em cada 10 pessoas transexuais que vivem com o vírus do HIV relataram que sofreram pelo menos um tipo de preconceito nos últimos 12 meses.

O levantamento foi feito pela Opas, Organização Pan-Americana de Saúde, e faz parte do “Índice de Estigma em relação às pessoas vivendo com HIV/Aids – Brasil”.
A coordenadora da Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans vivendo com HIV/Aids, Renata Evans, destaca que a dificuldade começa já na hora de fazer o exame de sangue.

A pesquisa ouviu 1.784 pessoas em sete capitais: Manaus, Recife, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. E mostrou que 64% dos entrevistados já sofreram algum tipo de preconceito devido à condição de portador de HIV ou aids. São casos em que, mesmo contra a vontade, as pessoas são obrigadas a fazer o teste e, quando o resultado é positivo, perdem o emprego e até mesmo são agredidas.
O coordenador do estudo, Angelo Brandelli, da PUC do Rio Grande do Sul, destacou os três resultados que mais chamaram a atenção dele, como a dificuldade em revelar a sorologia positiva, o estigma do HIV no serviço de saúde e sobre a falta de cuidados com a saúde mental dos pacientes.

O relatório indica, ainda, que 80% das pessoas diagnosticadas como soropositivas consideraram difícil contar para a família. E que nem mesmo no sistema de saúde elas estão livres de preconceito: 15% dos entrevistados relataram ter se sentido discriminados por médicos e enfermeiros.
Para a representante da Opas no Brasil, Socorro Gross, é preciso investir em informação.

A pesquisa convidou pessoas que vivem com HIV e aids para conduzir as entrevistas, com o objetivo de deixar os participantes mais à vontade para comentar sobre os preconceitos. Foram homens e mulheres, cis e transexuais, hétero e homossexuais.
&nbs

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax