Destaques

OPAS encerra com sucesso projeto de farmacovigilância para malária

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) encerrou neste mês de abril, com sucesso, a primeira experiência de um projeto de farmacovigilância no tratamento de malária nas Américas.
No Brasil, o projeto foi realizado em Manaus, no Amazonas. Os integrantes do trabalho acompanharam mais de mil pacientes com quadro de malária, o que permitiu identificar os que desenvolveram efeitos colaterais com remédios utilizados, a mudança da medicação de forma rápida e segura, e a cura da doença sem a necessidade de transfusão de sangue.
Um dos medicamentos utilizados no tratamento da doença é a Primaquina, que possui um composto que pode causar complicações em pessoas que apresentam deficiência da enzima G6PD. O risco de tomar a Primaquina neste caso é o rompimento da membrana de células sanguíneas, que pode levar a transfusões de sangue ou até mesmo à morte.
Sheila Rodovalho, consultora de malária da OPAS e da Organização Mundial da Saúde (OMS), explica como se dá o monitoramento dos efeitos adversos.
Com o rastreamento dos pacientes na capital amazonense, três pessoas foram identificadas com a deficiência da enzima e passaram por mudança de medicação. Com o esquema de tratamento alterado, elas puderam se curar da malária sem necessidade de transfusão de sangue.
A experiência em Manaus vai servir de modelo para implementação do projeto em outras cidades do Brasil e em outros países. Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, Peru e República Dominicana também participam do projeto.
No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam uma queda na frequência de casos de malária entre 2010 e 2016. Em 2017, houve aumento de aproximadamente 50% nos casos em relação ao ano anterior.
Um boletim atualizado sobre a situação epidemiológica no Brasil deve ser divulgado pelo Ministério da Saúde na próxima semana.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax