Brasil

Com 9 mil toneladas, Distrito Federal festeja produção de goiaba

Doces, geleias, licores, bolos, tortas e outros alimentos preparados com goiaba pelos produtores da região de Brazlândia, no Distrito Federal (DF), prometem agradar o paladar e encher os olhos e a mesa dos visitantes da 7ª edição da Feira da Goiaba neste e no próximo fim de semana. “A Feira da Goiaba é uma oportunidade de os produtores comercializarem, mostrar um pouco do que é produzido na região. A maior parte da produção dessa fruta no DF está aqui em Brazlândia, e por isso a importância da feira nesta região”, avalia Denise Fonseca, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

Com área total cultivada de 313,6 hectares e 123 produtores, no Distrito Federal, devem ser colhidas este ano aproximadamente 9 mil toneladas da fruta. A safra principal ocorre no final de março. O segundo período de colheita, a “safrinha”, ocorre de setembro a outubro. Segundo o gerente da Emater-DF, Hélio Roberto Lopes, a expectativa é que a produção atinja uma receita bruta de R$ 11,25 milhões. “Foi um ano em que choveu muito, mas não chegou a atrapalhar significativamente a produção, pois a goiaba é exigente em água”.

Programação

A programação da feira é vasta. Além de oficinas gratuitas de receitas doces e salgadas com goiaba, nos dias 2 e 9 de abril, haverá um concurso de receitas feitas com a estrela da feira. Para aqueles que querem iniciar ou aprimorar a produção de goiaba, este sábado terá um Dia de Campo. Técnicos da Emater-DF, em uma propriedade rural, vão falar sobre espaçamento de mudas, poda e colheita e custos da produção de goiaba. A inscrição será online, gratuita e contará com 120 vagas.

Para os que preferem conhecer mais de perto o cultivo, colher e comer a fruta do pé, em 3 e 10 de abril, será realizado o Colha & Pague.

Serviço

7ª Feira da Goiaba de Brazlândia

Data: 1, 2, 3 e 7, 8, 9 e 10 de abril

Horário: aos sábados e domingo das 10h às 22h (praça de alimentação até meia-noite).

Nos dias de semana, a abertura é às 18h.

Local: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) – BR-080, Km 13, Brazlândia-DF. Entrada franca.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo