Destaques

STF quer que Saúde antecipe vacinação de pessoas da Segurança Pública

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski determinou que o Ministério da Saúde analise um pedido para que os trabalhadores da segurança pública avancem pelo menos quatro degraus na lista de prioridades para a vacinação contra a covid-19.
Nessa nova posição, a categoria passa a se vacinar junto com a população carcerária. Lewandowski quer que o ministério analise, ainda, a possibilidade de vacinar imediatamente os profissionais de segurança, no caso de equipará-los aos de saúde.
O pedido para antecipar a vacinação de policiais, guardas, brigadistas e bombeiros foi feito em uma ação judicial do partido Rede Sustentabilidade. Para o relator no Supremo, essas categorias são essenciais e estratégicas.
A ordem de vacinação é definida no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina, anunciado no fim do ano passado pelo Ministério da Saúde. Atualmente, a maior parte do país vacina a população incluída na décima segunda etapa do plano, com idades na faixa de 65 a 69 anos. Em seguida, vem o próximo grupo de idosos, de 60 a 64 anos.
Depois, nessa ordem: adultos com comorbidades; pessoas com deficiência; comunidade em situação de rua e a população carcerária, que aparece em décimo sétimo lugar. Os profissionais de segurança aparecem em vigésimo primeiro lugar. Para serem vacinados junto com a população carcerária, precisam passar a frente dos agentes penitenciários e professores dos ensinos básico e superior.
Na decisão, o ministro Lewandowski não estabelece o prazo da resposta do Ministério da Saúde, mas pede que a decisão da Pasta seja devidamente justificada.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax