Observatório

Apoiada pela Lei Paulista de Incentivo, 1ª escola de goleiros do Brasil faz 18 anos

A nova geração de goleiros e goleiras do Brasil já está sendo moldada em Americana. É na cidade do interior paulista que está situada a Escola de Goleiros Camisa 1, o primeiro centro de treinamento do Brasil e o maior da América Latina com essa finalidade.

Em funcionamento desde novembro de 2005 e há seis anos contando com o aporte da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, o espaço já atendeu gratuitamente mais de 4,5 mil crianças e jovens dos municípios de Americana, Sumaré, Santa Bárbara D’Oeste, Limeira, Piracicaba e Nova Odessa. Hoje, são 150 alunos matriculados com idade entre 7 e 17 anos, de ambos os sexos, treinando às segundas, quartas e sextas. E esse número de inscritos só não é maior porque o complexo de quadras não comporta.

“A procura é muito grande. Temos mais de 100 alunos na lista de espera. Não conseguimos atender mais do que os 150 alunos que temos atualmente. Em caso de desistência, recorremos à lista de espera”, explica o fundador do projeto e ex-goleiro Vander Batistella.

A escola tem uma grade diversificada de treinos, que aproximam ao máximo os goleiros de situações reais de jogo. Eventualmente, jogadores de linha participam da atividade para auxiliar em alguma ação específica. “Nós ensinamos os fundamentos necessários para um bom goleiro: como agarrar a bola da maneira correta e no tempo certo, reposição de bola, como cair e levantar, enfrentar o atacante em uma situação de um contra um, entre outros aspectos”, detalha Vander.

Além da movimentação em campo, a escola trabalha paralelamente a um projeto cultural, promovendo dinâmicas de leitura de livros e exibição de filmes com a temática de esporte. O bom desempenho nos treinos da escola de goleiros e nas aulas da escola da rede pública de ensino pode garantir até prêmio, o ‘Paredão do Mês’.

Esse é o sexto ano consecutivo em que a escola beneficia-se dos recursos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, iniciativa social apoiada pelo Governo de São Paulo. Vander destaca que esse suporte é crucial para manter o programa de pé. “Não canso de falar: os recursos da Lei salvaram a manutenção do projeto. Se não fosse isso, ele poderia nem existir.”

A Escola de Goleiros Camisa 1 fica na Rua Bahia, s/n, Chácara Machadinho II, em Americana. Mais informações sobre o projeto em (19) 99273-2990 ou pelo @camisa1oficial no Instagram.

Trampolim para o sucesso

O nome é Escola de Goleiros Camisa 1, mas pode chamar também de fábrica de sonhos. Embora não seja uma prioridade, o projeto visa também a formação de goleiros para consumo externo. Clubes da capital e do interior paulista visitam o CT para mapear possíveis novos reforços para suas categorias de base.

“Os garotos chegam aqui com o desejo de um dia jogarem profissionalmente. Alguns clubes vem aqui e avaliam os alunos. Nós também indicamos, conforme a necessidade do clube. Nossa missão é ajudar a realizar sonhos”, diz Vander.

Nessas quase duas décadas, dois nomes surgiram no projeto e despontaram para o futebol de alto nível. Daniel Fuzato é o maior expoente. Ele treinou na escola nos anos 2000 e foi para o Palmeiras. De lá, foi jogar na Roma, da Itália, e passou até pela seleção brasileira principal. Hoje atua pelo Ibiza, da Espanha. Quem também deu os primeiros passos em Americana e agora joga na elite é Léo Aragão, atualmente no Cruzeiro.

A próxima dessa seleta lista pode ser Dalila Mesquita, 13 anos. Goleira de personalidade e ótima impulsão, ela treina forte na escola para chegar bem no WSA, equipe de Ribeirão Preto que jogará o Campeonato Paulista sub-15.

“Eu sempre joguei no meio de meninos, mas isso nunca foi um problema para mim. Eles até tem medo de me enfrentar. Já ganhei desafios em cima deles”, conta Dalila, que tem a goleira Letícia, do Corinthians, como inspiração.

Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Ela possibilita à iniciativa privada o apoio a projetos esportivos elaborados por entidades privadas sem fins lucrativos de natureza esportiva ou por Prefeituras no Estado de São Paulo.

Para mais informações sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo, acesse lpie.sp.gov.br.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax