Destaques

PIB brasileiro cresce 1,2% em 2019, diz FGV

O Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 1,2% em 2019, de acordo com o Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas. Isso quer dizer que a soma de todos os bens e serviços produzidos no país alcançou a cifra de aproximadamente R$ 7,217 trilhões.
Mas, apesar de crescer pelo terceiro ano consecutivo, os resultados ainda não foram suficientemente expressivos para retornarem ao patamar anterior à crise, e ainda está abaixo dos valores obtidos em 2013 e 2014.
Para os pesquisadores da FGV, isso mostra que a recuperação econômica ainda ocorre em ritmo lento.
Sob a ótica da demanda, o crescimento decorre do aumento em 2,7% nos investimentos, mas que ainda está abaixo dos resultados obtidos entre 2010 e 2015; e principalmente graças ao avanço de 1,8% no consumo das famílias, que já mostra uma retomada mais robusta, com o resultado inferior apenas ao ano de 2014.
Já sob a ótica da produção, todos os três grandes setores cresceram: a indústria, com avanço de 1,5%; os serviços, com 1,3%; e a agropecuária, com resultado positivo mais modesto, de 0,5%.
O monitor mostra ainda que a balança comercial teve de 2,2% nas exportações, refletindo o recuo de quase todos os seus componentes, com destaque para os bens de capital, que caíram 21%, e os bens de consumo durável, com retração de mais de 18%.
Por outro lado, as importações cresceram 1,4%, puxadas pela compra de bem intermediários e de produtos agropecuários.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax