Destaques

PF investiga grupo que vende armas a garimpeiros em terras indígenas

A Polícia Federal deflagrou hoje (13) a Operação K’daai Maqsin, visando a desarticulação de uma organização criminosa suspeita de fabricar ilegalmente armas e munições para abastecer garimpos e facções criminosas, entre outras atividades ilegais no estado de Roraima.
A operação conta com a participação de mais de 80 policiais federais para o cumprimento de 10 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão em Roraima e, também, no Amazonas.
Expedidos pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas da Justiça Estadual de Roraima, os mandados são em decorrência de suspeitas de que um galpão localizado em Boa Vista estaria sendo usado como oficina para a fabricação e comercialização de armas de fogo e munições de forma irregular.
Diante da situação foi instaurado um inquérito policial, que acabou confirmando as suspeitas. No desenrolar das investigações, a PF identificou “uma rede de armeiros irregulares que estariam operando no estado, inclusive contando com o apoio de um estabelecimento comercial familiar que operaria com aparente legalidade”, informou, por meio de nota, a PF.
Ainda segundo os investigadores, foram encontrados indícios que alguns dos suspeitos abasteceriam com armamentos alguns garimpos ilegais que exploram ouro em terras indígenas da região. A PF informa que estão sendo investigados crimes como associação ou organização criminosa, bem como comércio ilegal de armas de fogo.
O nome dado à operação é uma referência à divindade maligna da cultura iacuta (turcomanos que habitam região próxima à Sibéria), K’daai Maqsin, que seria o ferreiro-chefe do submundo e associado às perversões da arte da forja.
Edição: Valéria Aguiar

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax