Destaques

ANS publica índice de desempenho da saúde suplementar

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) geral do ano-base 2018 ficou em 0,7691. A nota máxima é 1 e a mínima zero. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o indicador, que faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras 2019, ano-base 2018, permite a comparação entre as empresas de planos de saúde, além de estimular, de forma transparente, a divulgação das informações, a redução da assimetria de informação e a ampliação da concorrência no setor.
As informações estão disponíveis no site da ANS.
Segundo a agência reguladora, o resultado do IDSS é apurado com cálculo da média ponderada dos índices de desempenho de todas as operadoras. Em 2018 foram avaliadas 1.001 operadoras. Entre elas, 869 atenderam aos requisitos para a divulgação dos resultados.
A ANS divulgou também relatórios consolidados, incluindo o histórico dos resultados do IDSS por operadora desde o ano-base 2008.

Os resultados mostram também a satisfação dos beneficiários. Também em 2018, 82% dos beneficiários das operadoras que realizaram a pesquisa, responderam como bom e muito bom para o atendimento do seu plano de saúde e cerca de 78% dos beneficiários recomendariam o plano de saúde para amigos ou familiares. A pesquisa de satisfação de beneficiários é uma forma de estímulo às empresas, por meio de pontuação extra. Todas devem seguir as diretrizes estabelecidas em documento técnico da ANS, com metodologia padronizada, representativa e com validade estatística.
Em relação ao ano anterior, houve a adesão de quase o dobro de operadoras. No geral, foram 166 operadoras de planos de saúde que fizeram, voluntariamente, a pesquisa com seus beneficiários em 2018. Essas empresas, que estavam aptas a receber a pontuação bônus no ano-base 2018, representam 42,85% dos beneficiários do setor, o que soma 30,2 milhões de pessoas.
Desde o ano-base 2017, o Programa de Qualificação das Operadoras utiliza também como fonte de dados o indicador Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS). Para o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Rodrigo Aguiar, a utilização do Padrão TISS ampliou o escopo do Programa e introduziu novos indicadores. “Permitiu a melhor avaliação do desempenho das operadoras, em particular, em seus aspectos assistenciais”, indicou.
Em 2018, a ANS começou a usar também os indicadores que avaliaram aspectos estratégicos da regulação. Entre eles, a avaliação do reajuste aplicado aos planos coletivos e a comercialização de planos individuais. Conforme a ANS, os resultados mostraram que 40% das operadoras apresentaram reajustes de planos coletivos sem grandes disparidades e próximos à média do setor; e que 27,57% do total de operadoras médico-hospitalares e odontológicas apresentaram crescimento da carteira em planos individuais.
“Entre as operadoras do segmento odontológico, 41% foram bonificadas. Entretanto, entre as médico-hospitalares, apenas 23% foram pontuadas, demonstrando que esse ainda é um desafio para este segmento”, disse Rodrigo Aguiar.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax