Manchetes

Chuva derruba casas e provoca deslizamento de terra em Osasco

As chuvas que atingiram o município de Osasco, região metropolitana de São Paulo, na madrugada de hoje (7), causaram o desmoronamento de duas casas e o deslizamento de terra na região do Morro do Socó. De acordo com a prefeitura, não há feridos ou vítimas. A Defesa Civil interditou sete moradias com risco de desmoronar. Segundo a prefeitura, as famílias estão sendo realocadas em locais seguros.

A chuva forte da madrugada deixou estragos também na capital, como ruas alagadas, e causou transbordamento de córregos, deslizamentos de terra e pelo menos 50 quedas de árvores em toda a região metropolitana. Segundo Michael Pantera, meteorologista do CGE, o grande volume de chuvas é resultado de uma zona de convergência de umidade vinda da Amazônia, incomum nesta época do ano. “Pode ser que até o fim do mês ainda volte a chover, mas a expectativa para esta semana é que a chuva diminua”, disse.

Em São Miguel Paulista, na capital, um caminhão vai bombear hoje a água parada em sete ruas que estão completamente alagadas, informou a prefeitura. No bairro Itaim Paulista, uma pessoa ilhada precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros na Rua Manuel Martins de Melo. No final da tarde de hoje, o Corpo de Bombeiros localizou no bairro o corpo de um homem adulto nos escombros de um desmoronamento.

Houve deslizamento de terra também em Pirituba e no Campo Limpo, onde um muro desmoronou na Rua Benedito Domingues. O Córrego Ipiranga transbordou na altura da Praça Leonor Kaupa, na zona leste. O alagamento prejudicou o trânsito da Avenida Professor Abraão de Morais.

Barueri e Vargem Grande Paulista

Com a chuva forte, um viaduto na divisa entre os municípios de Osasco e Barueri desmoronou. Apenas uma parte está aberta para pedestres e carros. O viaduto, que dá acesso ao bairro Parque Imperial, está com a estrutura comprometida devido a grades rachaduras.

Rajadas de vento causaram estragos no município de Vargem Grande PaulistaRovena Rosa/Agência Brasil

No município de Vargem Grande Paulista, rajadas de vento provocaram destelhamento de ao menos 30 casas e queda de 25 postes de energia, além de deixar 30 árvores com risco de cair. Doze famílias estão desalojadas. A prefeitura informou que a parte alta da cidade, como os bairros Bela Vista e Jardim Floresta, foi a mais afetada. O município ficou sem energia elétrica entre as 16h e as 20h de ontem.

Represa Paiva Castro

A precipitação dos últimos dias também aumentou a entrada de água na Represa Paiva Castro, que pertence ao Sistema Cantareira. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que cortou a transferência de água de outros reservatórios do Sistema Cantareira para a tubulação ligada à Represa Atibainha.

A Paiva Castro cumpre agora, segundo a Sabesp, um papel de caixa-d’água, armazenando apenas o volume das chuvas para evitar que a água chegue às cidades. A Defesa Civil está acompanhando possíveis riscos.

Edição: Juliana Andrade

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax