Destaques

Governo Federal diz que não há edital para venda do Palácio Capanema

O Palácio Capanema,  marco da arquitetura moderna no Rio de Janeiro, que atualmente havia sido citado por  diferentes jornais como parte de  uma lista de imóveis que o governo federal pretendia oferecer a investidores, não tem nenhum edital aberto para sua venda e nem de nenhum outro edifício tombado.
A informação foi confirmada pelo Ministério da Economia. Mas a pasta também afirma que, desde junho do ano passado, entrou em vigor uma lei que permite que qualquer imóvel público federal está apto a receber uma proposta de compra.
Nos últimos dias, artistas e entidades da sociedade civil começaram a levantar preocupações em torno do futuro do Palácio Capanema e nesta sexta-feira fizeram um protesto em frente ao local. As articulações estão sendo feitas pelo grupo Ocupa Minc, que nasceu na ocupação do Palácio Capanema realizada em 2016 contra a decisão do então presidente Michel Temer de extinguir o Ministério da Cultura.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro,  se reuniu na quinta-feira com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para tratar do tema e se manifestar contra a venda do imóvel. Em nota, o governo fluminense afirmou que o ministro se comprometeu em levar sua posição ao Ministério da Economia.
O Palácio Capanema, nomeado formalmente de Edifício Gustavo Capanema, foi inaugurado em 1945 e tombado pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  em 1948. Projetado por Lúcio Costa, contou com a colaboração de Oscar Niemeyer e outros grandes nomes da arquitetura, além da consultoria do francês Le Corbusier. O prédio conta ainda com jardins de Roberto Burle Marx, escultura de Bruno Giorgio e um painel de azulejos de Candido Portinari.
O nome do edifício homenageia Gustavo Capanema, ministro da Educação e da Saúde durante do governo de Getúlio Vargas. Foi ele o principal articulador da obra.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax