Destaques

Rio: famílias de vítimas de desabamento em 2012 devem ser indenizadas

A Prefeitura do Rio deverá indenizar parentes de mortos em queda de prédio no centro da capital fluminense em 2012. A Defensoria Pública do Estado obteve decisão parcialmente favorável em ação onde cobra o pagamento de pensões aos familiares dos 22 mortos no desabamento do Edifício Liberdade.
O município foi condenado a arcar com os valores, que ainda precisam ser apurados a partir da individualização de cada caso. A sentença abrange os parentes que eram dependentes econômicos das vítimas. Ainda cabe recurso da decisão.
A queda do prédio, que tinha 20 andares, também derrubou outros dois imóveis: o Edifício Treze de Maio, com quatro andares, e o Edifício Colombo, com 10 andares. Passados nove anos, ninguém foi responsabilizado na esfera criminal.
Das 22 pessoas  que perderam a vidas,  cinco nunca tiveram seus corpos encontrados. Os parentes precisaram solicitar na Justiça a declaração de morte presumida.
Na decisão que fixou o direito à pensão a juíza da 3ª Vara da Fazenda Pública da capital, Mirela Erbisti, considerou que houve responsabilidade civil do município e que a  tragédia era facilmente evitável por meio do adequado exercício da polícia administrativa. A decisão destaca ainda que a não atuação do poder público permitiu que a construção do edifício com excesso de carga jamais fosse embargada, demolida ou sujeita a reforço estrutural.
O relatório da perícia listou quatro fatores determinantes que levaram ao agravamento no desequilíbrio do prédio. Entre eles os acréscimos excessivos de carga e um incêndio no 10º andar.
A perícia apontou que, apesar de ter sido autorizada a construção de 18 andares e um terraço, o Edifício Liberdade dispunha de ao menos 20 pavimentos, e  na década de 1950, alguns deles, que tinham  uma área menor, foram ampliados e alinhados à estrutura do imóvel. Em uma postagem nas redes sociais, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que prefeitura nunca terá como saber o que as pessoas fazem dentro de suas propriedades e que Poder público não é babá. Ele ainda ressaltou que não houve qualquer denúncia, e que é preciso mudar a cultura de tudo ser responsabilidade de governo.
* Com informações da Agência Brasil

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax