Observatório

Butantan: conheça a cobra-cipó, a serpente que gosta de viver em árvores e arbustos

José Felipe Batista/Comunicação Butantan

Chironius exoletus é uma das espécies de cobra-cipó que possui uma rotina diurna. A serpente tem um padrão de cores variadas, como marrom e verde, e tem hábitos terrestres e arborícolas. Ela costuma ser avistada em árvores e arbustos de florestas, principalmente durante a noite, quando dorme.

Por ser uma serpente com característica física mais fina e com porte mediano, com cerca de 1 metro quando se torna adulta, ela é considerada ágil. A cobra-cipó tem comportamentos distintos, que variam entre o dócil e agressivo. Em casos de ameaça, pode até morder, mas não é capaz de matar seres humanos.

Classificada como uma ótima caçadora, a alimentação da cobra-cipó é baseada, principalmente, em rãs, mas ela também consome lagartos. Tem reprodução ovípara, ou seja, seus filhotes se desenvolvem dentro de ovos.

Chironius exoletus habita florestas úmidas perenes e de galeria, quando a mata se forma acompanhando córregos e rios. Ela pode ser vista em quase todos os países da América do Sul, como Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, além da Costa Rica e do Panamá, na América Central.

No Brasil, vive principalmente em terrenos com baixas elevações e pode ser vista na Amazônia, no Cerrado, nas florestas da Mata Atlântica, no Pantanal, na Caatinga e na floresta seca do território indígena Chiquitano, no Mato Grosso.

Cobra-cipó 

Espécie: a cobra-cipó (Chironius exoletus) é uma serpente da família Colubridae e do gênero Chironius

Onde habita: no Brasil é encontrada na Amazônia, no Cerrado, nas florestas da Mata Atlântica, no Pantanal e na Caatinga

Características físicas: tem cores que variam entre o marrom e o verde, corpo bem fino e atinge, normalmente, até 1 metro

Alimentação: rãs e lagartos

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax