Destaques

Universo: Último domingo do mês de julho terá cinco planetas visíveis a olho nu

Os vidrados em astronomia têm um motivo especial para acordar um pouco antes do Sol neste domingo (26). Graças a uma coincidência de órbitas, os cinco planetas que são visíveis a olho nu – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – estarão lá, juntos, compondo uma paisagem que só poderá ser vista novamente em junho de 2022.
    
Segundo o professor do Instituto Federal de Santa Catarina e coordenador do projeto Astro&Física, Marcelo Schappo, o evento está em seus últimos dias, e a coincidência das cinco órbitas visíveis
acabará logo no início da semana.

Sonora:  “Isso começou em meados de julho. Só que, na medida em que o mês termina, vai ficando cada vez mais complicado de ver todos na mesma noite”.

De acordo com o físico, a observação dos planetas só é possível uma hora e meia antes do Sol nascer. 

Sonora:  “O horário exato varia de acordo com a localidade. A melhor referência é antes do nascer do Sol, porque a luminosidade acaba ocultando a luz refletida pelos planetas”.

Então, vamos às dicas. Para localizar os planetas no céu, Schappo sugere que, primeiro, se busque identificar Júpiter, por ser o maior de todos.

Para facilitar a observação, Schappo sugere “locais escuros e com horizontes livres, já que alguns planetas estarão bem no Oeste e outros bem no Leste”.

Não pode ter morro nem prédios por perto.  Alguns aplicativos podem facilitar a localização de planetas. Para o computador, a dica é o aplicativo Stellarium e  no caso de celulares, a dica é o google Skymap. 

As últimas vezes em que a visualização desse conjunto de planetas ao mesmo tempo foi possível foram nos anos de 2005, 2016 e 2018.

A próxima ocorrência será em junho de 2022.

É isso: quem quiser assistir ao vivo esse fenômeno astronômico vai ter de acordar umas duas horas antes do Sol nascer, e ir para um lugar sem prédios ou morros por perto.&nbs

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax