Destaques

Defesa Civil de RO monta plano para conter cheia do rio Madeira

A Defesa Civil de Rondônia já tem um plano de contingência para possíveis inundações do rio Madeira. Na última semana, o rio sofreu uma elevação de 1,5 metro, mas esse ritmo vem diminuindo nas últimas horas.

Segundo o Sistema de Alerta de Eventos Críticos, na manhã desta sexta-feira (14), o nível do rio estava em 15,31 metros, na capital Porto Velho, uma variação de 7 centímetros em relação às últimas 24 horas. A cota de inundação é de 17 metros.

O major do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual da Defesa Civil de Rondônia, Tadeu Sanchez, explica que são as chuvas na Bolívia e no Peru que mais interferem na cheia do Madeira. Ele fala sobre o plano de contingenciamento e adianta a previsão para os próximos dias.

O pesquisador do Serviço Geológico do Brasil Marcus Suassuna explica que o rio tem uma bacia muito grande e tem cheia anual. O pico geralmente acontece entre março e abril. Ele explica o acompanhamento que está sendo feito.

A maior cheia do rio Madeira aconteceu em 2014, quando o nível do manancial alcançou 19,74 metros. Informações completas da evolução do Madeira em tempo real podem ser acessadas no endereço eletrônico: http://www.cprm.gov.br/.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax