Destaques

Navio encalhado na costa do Maranhão permanece estável e sem vazamento

Permanece estável e sem qualquer indício de vazamento o navio Stellar Banner, encalhado a 100 quilômetros da costa do Maranhão com cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro e 3,8 mil toneladas de óleo.
O incidente ocorreu no dia 24 de fevereiro, após o navio deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, com destino à China. O problema aconteceu nas proximidades da boia nº 1, no canal da Baía de São Marcos.
O Comando da Marinha informou que as equipes, no local, trabalham na estabilização da embarcação, realizaram o travamento das tampas do porão e o tamponamento dos suspiros dos tanques de combustíveis, isolando a entrada de água da chuva e do mar.
O Comando ressaltou que as ações se concentram também em identificar as causas do problema. “As atividades do plano de mergulho, que visam mensurar a extensão dos danos ocorridos na altura dos tanques de lastro na proa do navio, estão em andamento”
De acordo com a Marinha, dois navios atuam no local onde o Stellar Banner está encalhado: hidroceanográfico Garnier Sampaio, que colhe amostras para detectar vazamentos; e o de apoio oceânico Iguatemi, que faz o controle do tráfego marítimo na região.
“A Autoridade Marítima segue em coordenação com órgãos e empresas envolvidas no intuito de solucionar o ocorrido com a brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e navegação”.
A Marinha do Brasil informou ainda que realizou, nessa terça-feira (3), a 7ª reunião na Capitania dos Portos, com representantes da Vale, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Federal, Gerência Ambiental do Porto do Itaqui, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Agentes Marítimos.

O ministro Ricardo Salles fez nesta quarta-feira um sobrevoo na área onde o Stellar Banner está encalhado. O ministro viu de perto a situação em que a embarcação se encontra. Após a vistoria, Salles retornou à cidade de São Luís, onde daria uma entrevista à imprensa para falar sobre o navio e as medidas de prevenção que serão adotadas.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax