Destaques

Pesquisa avalia impacto da Covid-19 na saúde mental de trabalhadores da área, em São Paulo

O Conselho de Enfermagem de São Paulo, Coren-SP, junto com a Universidade do Oeste Paulista está realizando uma pesquisa para avaliar o impacto da Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores que estão na linha de frente no combate à doença. A expectativa é que boa parte dos mais de 583 mil profissionais de enfermagem em todo o Estado de São Paulo respondam ao questionário.

Para o Conselho, a pesquisa é importante para avaliar o impacto da Pandemia na saúde mental dos enfermeiros nas diferentes regiões do estado de São Paulo. A conselheira Erica Chagas, uma das responsáveis pela pesquisa, falou que há algumas pistas a respeito da condição da saúde mental dos enfermeiros. Ela citou que em sondagem do Conselho a respeito do fornecimento de EPIs na pandemia, havia uma pergunta a respeito do medo de atender pacientes com coronavírus e 80% dos profissionais responderam que tinham medo.

Em outra pesquisa, de 2019, com participação de 23 mil enfermeiros, 70% relataram ter crises de ansiedade e 50% afirmaram terem tido depressão, o que demonstra que mesmo antes da pandemia havia necessidade de programas e ações para acolher esses profissionais da saúde. Com a pandemia, Mariana Vastag, professora da Unoeste e outra responsável pela pesquisa, falou que enfermeiros têm relatado medo e apreensão, em razão de problemas na distribuição ou na qualidade de EPIs, na sobrecarga de trabalho e hostilidade de vizinhos.

A conselheira Érica Chagas lembra que a partir da pesquisa de saúde mental 2019, uma das ações conquistadas pelo Conselho foi uma lei que estabeleceu a obrigatoriedade da sala de descompressão ou descanso em todos os hospitais do estado.
Para responder ao questionário, que fica disponível até o dia 31 de Julho, os profissionais podem acessar o site portal.coren-sp.gov.br

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax