Destaques

Agência bileteral que inspeciona programas nucleares comemora 30 anos

O Chanceler do Brasil, Carlos França, e o Chanceler da Argentina, Felipe Solá, participaram nesta segunda-feira de um evento em  comemoração aos 30 anos da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares, a ABACC, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.
A ABACC é a agência bilateral responsável por inspecionar as instalações nucleares do Brasil e da Argentina, em cooperação com a agência internacional de Energia Atômica garantindo o uso exclusivamente pacífico da energia nuclear nos dois países.
A criação da agência permitiu a superação de desconfianças mútuas em relação a programas nucleares e fez com que os dois países trilhassem um caminho de transparência e cooperação.
O chanceler brasileiro, Carlos Alberto França, destacou que Brasil e Argentina são os únicos países no mundo a terem os seus programas nucleares submetidos à verificação de duas agências internacionais. Além da ABACC, o acordo firmado em 1991, prevê também a atuação da AIEA, Agência Internacional de Energia Atômica.
O ministro Carlos França e o Chanceler da Argentina, Felipe Solá, ainda assinaram um Acordo para a Prorrogação da Concessão da Ponte da Integração, que liga São Borja, no Brasil, a Santo Tomé, na Argentina, e vai permitir a continuidade do fluxo de pessoas, mercadorias e de meios de transporte nessa importante travessia internacional.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax