Brasil

Coluna – Ano paralímpico tem overdose de Mundiais e Jogos de Inverno

O ano de 2022 será movimentado no paradesporto brasileiro. Na verdade, já está sendo. A cidade norueguesa de Lillehammer recebe desde a última quinta-feira (13) o Campeonato Mundial Paralímpico de Esportes de Neve, com participação de Cristian Ribera e Aline Rocha, ambos do esqui cross-country. A competição vai até domingo (23), reúne 852 atletas de 42 nações e serve como prévia do maior evento do primeiro trimestre: a Paralimpíada de Inverno de Pequim (China), entre 4 e 13 de março.

Treino esqui cross-country -  Aline Rocha e Cristian Ribera,
Marcio Rodrigues/MPIX/Direitos Reservados

Aline Rocha e Cristian Ribera representam o Brasil no Campeonato Mundial Paralímpico de Esportes de Neve, na Noruega, que serve de prévia para os Jogos de Inverno de Pequim, maior evento do primeiro trimestre – Marcio Rodrigues/MPIX/Direitos Reservados

O discurso otimista do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), de que o Brasil pode alcançar o melhor desempenho da história nos Jogos, passa justamente por Aline e Cristian. Ambos subiram ao pódio em etapas da Copa do Mundo no ciclo iniciado após a Paralimpíada de Pyeongchang (Coreia do Sul), há quatro anos, bem posicionados no ranking da classe LW11 (cadeirantes). A paranaense de Pinhão ocupa o sétimo lugar entre as mulheres, enquanto o rondoniense de Cerejeiras, oitavo no masculino, chegou a figurar em terceiro no início de 2021.

O calendário do paradesporto “de verão”, por sua vez, reserva vários Campeonatos Mundiais em 2022. O primeiro deles, entre 18 e 24 de maio, será o de vôlei sentado, em Hanghzou (China). Outros dois estão marcados para junho: o de goalball (6 a 18), também em Hanghzou, e o de natação (12 a 18), em Funchal (Portugal). O de paracanoagem será em Halifax (Canadá), de 3 a 7 de agosto. O de bocha, entre os dias 4 e 13 do mesmo mês, terá o Rio de Janeiro como sede. O de remo, de 18 a 25 de setembro, acontecerá nas águas de Racice (República Tcheca).

vôlei sentado, brasil, seleção feminina, tóquio 2020, paralimpíada

O primeiro Mundial da temporada 2022 será o de vôlei sentado, em 18 e 24 de maio, em Hanghzou (China) – REUTERS/Thomas Peter/Direitos Reservados

O de tênis de mesa está agendado para Granada (Espanha), de 6 a 12 de novembro. No mesmo mês, Baku (Azerbaijão) receberá o de Mundial de judô (7 a 9) e Al Ain (Emirados Árabes Unidos) o de tiro esportivo (3 a 17). O de basquete em cadeira de rodas – que também será nos Emirados Árabes – ainda não tem data definida.

O Mundial de atletismo, em Kobe (Japão), ocorreria entre 26 de agosto a 4 de setembro, mas foi adiado nesta segunda-feira (17) pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), após pedido dos organizadores, devido à pandemia da covid-19. A entidade que gerencia o paradesporto avalia a possibilidade de realizá-lo em 2024, antes dos Jogos de Paris (França) – que também sediará a edição do ano que vem do evento.

A competição em Kobe já havia sido remarcada em 2021, reflexo do adiamento da Paralimpíada de Tóquio (Japão) para o ano passado. O circuito mundial da modalidade, porém, está garantido. A etapa brasileira – o Open Paralímpico, que também integra o calendário internacional da natação – será realizada entre 27 de março e 3 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), em São Paulo, após dois anos sem ocorrer, devido à pandemia.

goalball, brasil, japão, tóquio 2020, paralimpíada

Entre 15 e 22 de fevereiro, o Centro de Treinamento Paralímpico (CTP) em São Paulo sediará o Campeonato das Américas de Goalball – REUTERS/Bernadett Szabo/Direitos Reservados

Antes, O CTP abrigará o Campeonato das Américas de goalball, de 15 a 22 de fevereiro. Primeiro compromisso oficial do Brasil desde o inédito ouro pbaaralímpico da seleção masculina em Tóquio, o torneio servirá de preparação para o Mundial, assim como a Malmö Intercup, evento tradicional e que costuma reunir as potências da modalidade. A competição na cidade sueca de Malmö está marcada entre 5 e 8 de maio.

A estrutura da capital paulista também receberá eventos preparatórios para outros Mundiais. No primeiro fim de semana de julho, o local sediará uma inédita etapa do Grand Prix de judô. As demais provas do circuito estão marcadas para Antalya (Turquia), de 23 e 25 de abril, e Nur Sultan (Cazaquistão), em 28 e 29 de maio. O primeiro desafio da temporada que marca novidades no regulamento do judô paralímpico será o tradicional Aberto da Alemanha, em Heidelberg, entre 18 e 22 de fevereiro.

Também em julho, entre os dias 9 a 19, está prevista a Copa América de Basquete em Cadeira de Rodas. A data proposta pela Confederação Brasileira da modalidade (CBBC) ainda está em negociação, já que a federação internacional (IWBF, sigla em inglês) gostaria de prolongar a disputa em dois dias. A competição no CTP classificará as quatro melhores seleções do masculino e as três do feminino ao Mundial dos Emirados Árabes.

Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas Masculino - ADD Magic Hands X Gadecamp

Em julho está prevista a Copa América de Basquete em Cadeira de Rodas, que classificará as quatro melhores seleções do masculino e as três do feminino ao Mundial dos Emirados Árabes – Ale Cabral/CPB/Divulgação

Apesar de não terem Mundiais previstos, outras modalidades também terão um 2022 movimentado. No futebol de 5, o principal desafio é a Copa América de Buenos Aires (Argentina), entre 20 e 29 de outubro. A seleção brasileira – que buscará o hexa do mundo em Birmingham (Reino Unido) no ano que vem – ainda disputará nesta temporada a Copa Tango, também na capital argentina, de 5 a 9 de abril, e o Desafio das Américas, no CTP, de 4 a 9 de julho.

O Centro Paralímpico ainda será sede do Campeonato das Américas de esgrima em cadeira de rodas, entre 20 e 23 de outubro. Meses antes, a estrutura paulistana receberá a segunda etapa da Copa do Mundo da modalidade, de 12 a 17 de abril. O circuito internacional começa em 17 de março, na cidade italiana de Pisa, e também passará por Chon Buri (Tailândia), Varsóvia (Polônia) e Eger (Hungria). O Mundial de esgrima paralímpica será no ano que vem, em Pisa.


Via Agência Brasil – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo