Destaques

Presidente do BNDES reconhece dificuldade do crédito chegar a micro e pequenos empresários

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, reconheceu a dificuldade para fazer o crédito chegar aos micro e pequenos empresários e argumenta que este é um problema estrutural da economia brasileira.

O chefe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social defendeu que a instituição tem priorizado, durante a crise, as micro, pequenas e médias empresas. Em relação às grandes companhias, a atuação do banco foi por setores econômicos escolhidos pelo Ministério da Economia.

Gustavo Montezano lembrou que foram realizadas ações para auxiliar os setores de energia elétrica, aviação comercial, empresas automotivas, do setor de açúcar e álcool e também de grandes empresas da área da saúde. O presidente do BNDES participou, nesta terça-feira, de uma audiência pública na Comissão Mista do Congresso Nacional sobre as ações para combater a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Alguns parlamentares afirmaram que as empresas menores não estão conseguindo ter acesso ao crédito. O senador do PL do Mato Grosso, Wellington Fagundes, diz que as condições para emprestar inviabilizam o crédito.

O presidente do BNDES respondeu que a crise evidenciou uma situação que já existia no mercado: a falta de crédito para os pequenos.

Segundo Gustavo Montezano devido a insegurança econômica gerada pela crise, o crédito para pequenas empresas tem que ser subsidiado pelo Tesouro Nacional porque existe alto risco de perda de recursos.

Montezano citou o programa de crédito para micro e pequenas empresas, o Pronamp, onde a União destinou quase 16 bilhões de reais para as companhias menores. Já em relação ao novo programa emergencial de crédito para as pequenas e médias empresas, lançado por Medida Provisória com 20 bilhões aportados pelo Tesouro, o presidente do BNDES disse que ele deve estar disponível no mercado só no próximo mês.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax