Destaques

Começa campanha contra sarampo para quem tem entre 20 e 29 anos

Agora é a vez dos jovens de 20 a 29 anos se vacinarem, durante a campanha contra o sarampo, que começou nesta segunda-feira (18). Esta é a segunda etapa da campanha. A primeira, voltada para crianças de 6 meses a 1 ano de idade, teve resultados positivos, com 95% de cobertura vacinal nos pequenos.

Em 14 estados, a meta foi ultrapassada, mas em outros 12, incluindo o Distrito Federal, faltam muitos pequenos serem vacinados.

Na avaliação do Ministério da Saúde, o desafio mesmo é esse público-alvo dos 20 aos 29 anos, considerados os mais difíceis de serem alcançados. Técnicos da pasta apontam essa faixa etária como a que mais acumula número de casos confirmados da doença.

Para se ter uma ideia, em 90 dias de surto ativo do sarampo mais de 1,7 mil pessoas, entre 20 e 29 anos, tiveram diagnóstico confirmado para a doença.

O ministério avalia que os jovens não tem noção do perigo que o sarampo oferece, porque não presenciaram as sequelas que a doença deixou, como perda de audição, pneumonia severa e até mesmo a morte. Esses surtos ocorreram nos anos 1970 e 1980.

Este ano, foram mais de 60 milhões de doses de vacina tríplice viral, que protege do sarampo, caxumba e rubéola. Para o ano que vem, já foram adquiridas mais de 65 milhões de doses. E as próximas etapas da campanha serão para pessoas entre 30 e 59 anos e entre 5 e 19 anos.

As vacinas tríplices virais estão disponíveis nas salas de vacinação dos postos de saúde espalhados pelo Brasil.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax