Destaques

Projeto de “Fundo Soberano” para RJ é aprovado em 1ª votação na Alerj

Um projeto que cria um fundo soberano para resguardar o Estado em casos de crise foi aprovado em primeira discussão por 66 votos favoráveis e duas abstenções, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A proposta, do deputado André Ceciliano (PT), cria o Fundo Soberano do Estado. O objetivo deste Fundo é garantir sustentabilidade fiscal e custear investimentos em ações estruturantes nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente. A matéria ainda vai passar por uma segunda votação na próxima terça-feira.
O fundo será composto por recursos oriundos da exploração da produção de petróleo e gás natural. De acordo com a proposta, os recursos que farão parte do fundo serão 50% das receitas recuperadas de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), decisões administrativas, judiciais ou indiciamentos legislativo referentes à exploração de petróleo e gás, além de 30% de todo aumento na arrecadação do Rio com os recursos de participação especial sobre a produção de petróleo e gás natural. Após promulgada, a norma ainda precisará ser regulamentada através de lei complementar.
O presidente da Comissão de Tributação,  deputado Luiz Paulo (Cidadania)explica que o Fundo será constituído de 30% de arrecadação com royalties e participações especiais e pondera que o restante desse excesso continuará a capitalizar nos fundos de Desenvolvimento Social,  do Meio Ambiente e no Fundo Único de Previdência Social do Estado.
O fundo também tem o objetivo de mitigar a volatilidade e a instabilidade dos fluxos de arrecadação provenientes de indenizações pela exploração do petróleo e gás natural. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax