Brasil

Kremlin diz aos EUA para esperarem resposta à “guerra econômica”

O Kremlin acusou os Estados Unidos (EUA), nesta quarta-feira (9), de declararem guerra econômica à Rússia que está semeando o caos nos mercados de energia. Alertou Washington que está analisando qual será a resposta ao veto norte-americano ao petróleo russo.

A economia da Rússia está enfrentando a crise mais grave desde a queda da União Soviética em 1991, depois que o Ocidente impôs pesadas sanções a quase todo o sistema financeiro e corporativo russo, após a invasão da Ucrânia. 

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, classificou as sanções do Ocidente como ato hostil que agitou os mercados globais e disse não estar claro até onde iria a turbulência nos mercados globais de energia.

“Você vê o caos, o caos hostil, que o Ocidente semeou – e isso, claro, torna a situação muito difícil e nos obriga a pensar seriamente”, disse Peskov. 

“Vemos que a situação nos mercados de energia está se desenvolvendo de forma bastante turbulenta – e não sabemos até onde essa turbulência irá”, acrescentou.

Ele se recusou a descrever a natureza exata da resposta da Rússia. O presidente Vladimir Putin, líder supremo da Rússia desde 1999, fará reunião com representantes do governo nesta quinta-feira (10) para discutir como reduzir o impacto das sanções, disse o Kremlin.

A tentativa do Ocidente de isolar a Rússia – um dos maiores exportadores mundiais de petróleo, gás e metais – atingiu os mercados de commodities e aumentou a inflação em todo o mundo.

Questionado sobre os comentários do Kremlin, o vice-conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Daleep Singh, disse: “Esta é uma guerra de agressão brutal e desnecessária. Dissemos o tempo todo que, se a agressão aumentar, os custos também aumentarão”.

“Eu não chamaria de guerra econômica. Esta é a nossa maneira de demonstrar determinação”, afirmou Singh.

*É proibida a reprodução este conteúdo.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo