ManchetesOpinião

Movimento pede abertura das contas da Urubupungá e Viação Osasco

Editorial – Os protestos em todo o país voltaram com o aumento das passagens em diversas regiões metropolitanas. Em Osasco, não foi diferente.

Entenda as principais reivindicações do OCA (Movimento Osasco Contra o Aumento), a versão local do MPL;

A abertura de planilhas dos acordos e contratos entre o poder público local e as duas (únicas) operadoras do sistema público de transportes (Urubupungá ltda. e Viação Osasco ltda.) se tornou uma das principais bandeiras do OCA. E essa questão promete uma queda de braço entre Jorge Lapas, atual prefeito, e os manifestantes.

Antes das respostas, surgem as questões;

Uma vez abertas, essas contas mostrariam a tabela de custos operacionais e –principalmente- a margem de lucro das viações. O movimento OCA parte do fato que Osasco possui uma malha viária e um espaço geográfico várias vezes menor que a capital. Por qual razão é tabelado o preço de São Paulo e Osasco?

Além disso, uma questão se impõe sobre as demais: Osasco sofreu reajuste em 2014, seguindo a linha de subsídios amplamente difundidas nas capitais do país. Esse subsídio compensou as perdas provocadas pela inflação (abaixo de 6% ao ano em 2013) , suprimindo o principal argumento do poder executivo que, em apoio ao pedido das viações, encaminhou à Câmara o reajuste para R$3,50.

O OCA pede ainda a integração municipal entre o Norte da cidade e o Sul –atualmente possível apenas para os bairros mais populosos- permitindo através de sistema de cartões o uso de mais de uma condução por trajeto.

Desde que foi relegada a um papel subserviente e inexpressivo no final da década de 2000, a CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco) deixou de circular com frota própria (os conhecidos coletivos brancos, além dos veículos de dois andares do início da década de 90). A desarticulação da empresa municipal permitiu o aumento exponencial das tarifas nos anos seguintes.

Acompanhando os valores praticados em São Paulo pela primeira vez em quarenta anos, o ano de 2007 marcou o sucateamento da frota própria da cidade, o aumento exponencial das tarifas e, por fim, culminou com o tabelamento das tarifas entre cidades com realidade completamente distintas.

São Paulo tem mais de 1.500,000km², opera linhas com mais de 70km de extensão, incluindo até mesmo zonas rurais (Marsilac, Parelheiros). Com pouco mais de 60km², Osasco opera 43 linhas de coletivos e cobra –sem absolutamente nenhuma interligação- o mesmo preço da capital.

 

Este editorial é assinado por Gabriel Martiniano.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Gabriel Martiniano

Jornalista profissional, fundador da Ticketbras e cidadão de Osasco

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax