Destaques

MPF denuncia ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello

Acusado de omissão durante a pandemia, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello é alvo de ação movida pelo Ministério Público Federal. Assinada por oito procuradores, a ação propõe que Pazuello responda por danos causados ao patrimônio público e violação aos princípios da administração.
Enviada à 20ª Vara de Justiça Federal, a denúncia aponta que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi omisso na compra de vacinas para imunizar a população ainda em 2020 e quando adotou o chamado tratamento precoce, de forma ilegal e sem comprovação científica. Segundo os procuradores, o “kit covid” causou “enorme prejuízo ao patrimônio público e à saúde da população”. Além disso, a ação aponta que Pazuello foi omisso na ampliação de testes e deixou kits de PCR perderem a validade; também dificultou o acesso a informações relevantes à sociedade.
Segundo a peça, o ex-ministro também foi omisso como gestor do SUS, por deixar de gerir ações de controle e manejo de medicamentos essenciais aos pacientes com covid-19. E, por último, o documento alega que Pazuello não realizou campanhas informativas sobre a importância do distanciamento social e uso de máscaras.
A ação movida pelo MPF pede o ressarcimento total do valor de R$ 122 milhões, além do pagamento de multa equivalente ao dobro do prejuízo causado, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por até oito anos e proibição de contrato com o Poder Público.
A ação tramita em segredo de justiça. A iniciativa do Ministério Público acata um pedido de representação, enviado por um cidadão comum, somado a diversos outros pedidos de investigação, solicitados por agentes públicos e entidades civis.
O documento assinado pelos procuradores atribui à “omissão governamental” na compra emergencial de vacinas, quase cem mil mortes por covid-19.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax