Destaques

Especialistas alertam sobre risco de tomar doses de vacinas diferentes

Em São Paulo, um episódio chamou a atenção. O médico Oliveiro Pereira da Silva publicou um vídeo nas redes sociais falando que tomou doses de duas vacinas diferentes contra a covid-19, da Coronavac e da Aztrazeneca. Na postagem, que depois foi apagada, o médico disse que teria feito isso para garantir mais proteção contra o coronavírus
Mas o caso despertou uma série de questionamentos. Especialistas alertam sobre o risco dessa combinação e de inclusive comprometer a eficácia dos imunizantes.
O imunologista Jorge Kalil disse que o mais seguro é tomar as 2 doses da mesma fabricante, porque foi dessa forma que a eficácia e a segurança delas foram testadas.
O infectologista Marcelo Daher também fez a ponderação de que as vacinas em uso no Brasil atualmente, Coronavac e da Aztrazeneca, usam tecnologias diferentes; e por isso, a vigilância epidemiológica precisa monitorar esses casos para eventuais reações adversas.
Além da questão de possíveis reações, o caso foi parar no Ministério Público de São Paulo, que abriu um inquérito civil nessa quarta-feira (17) contra o médico Oliveiro Pereira da Silva.
Segundo a nota do MP, o inquérito vai averiguar quais foram as condições que permitiram ao médico tomar vacinas de diferentes fabricantes. Ele poderá ser processado por improbidade administrativa e por desrespeitar o artigo 268 do código penal, que é o de infringir determinação do poder público para evitar disseminação de doença contagiosa.
O médico Oliveiro foi procurado pela reportagem, mas preferiu não se manifestar.
A Prefeitura municipal de Assis, interior do Estado de São Paulo, afirmou que o médico não é funcionário público municipal, e que irá esclarecer ao Ministério Público as circunstâncias que permitiram que o médico se vacinasse com os 2 tipos de vacina.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax