Destaques

Cristo Redentor fica azul para ajudar na luta contra o diabetes

O Cristo Redentor entrou na luta contra o diabetes, uma doença crônica silenciosa, mas com efeitos devastadores. A iluminação azul desta quarta-feira é para lembrar o novembro azul, mês de conscientização sobre a doença, que pode ser prevenida e controlada, garantindo qualidade de vida para os pacientes e evitando danos maiores, como explica o diretor de campanhas públicas da Sociedade Brasileira de Diabetes, Márcio Krakauer.
“Diabetes é a maior causa de morte por doença cardiovascular, de cegueira e de amputações. De todas as pessoas que morrem de infarto, a maioria é por diabetes. Pode não matar o açúcar no sangue em si, não é a causa de morte, mas leva à morte por derrame e por doença cardiovascular. Hoje, de 20% a 30% de todas as internações de um hospital são devidos a complicações do diabetes”.
Ele enfatiza ainda que metade dos mais de 16 milhões de brasileiros com diabetes não sabe que tem a doença. Portanto, o principal alerta é para a medição da glicemia, especialmente para as pessoas que estão nos grupos de risco, que devem fazer exames anuais a partir dos 40 anos.

“Indivíduos que têm pais, mães, tios, irmãos com diabetes; pessoas que estão acima do peso; os hipertensos; os indivíduos que fumam; pessoas inativas; mulheres que tiveram diabetes na gravidez ou filhos grandes, acima de quatro quilos. Exames simples na ponta do dedo ou no laboratório você já pode fazer o diagnóstico não só do diabetes, mas do indivíduo que está pré-diabético”.
Este ano, o mote do movimento organizado pela Federação Mundial de Diabetes é a família, que pode ajudar, inclusive, no estímulo para a realização dos exames. E em caso de diagnóstico positivo, Krakauer salienta que o engajamento de todos é fundamental.
“A pessoa que tem diabetes vai querer mudar a alimentação dela, mas todo mundo da família continua comendo mal, errado. Não adianta. Então é o engajamento da família inteira na boa alimentação, na prática de atividades físicas, no uso das medicações, quando tem que aplicar insulina é muito importante, a lembrança de tomar remédio para os idosos que têm dificuldade de lembrar”.
O mês de novembro foi dedicado ao diabetes graças a uma resolução da Organização das Nações Unidas de 2006, que escolheu o dia 14 deste mês como o Dia Mundial de Diabetes. Desde então, diversas ações são realizadas ao longo do mês em todo o mundo.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax