Destaques

Hoje é dia: tornada do celular ao Brasil completa 30 anos

O que período aquele apetrechos grande colado ao ouvido e à das pessoas? Há 30 anos, os primeiros 700 equipamentos seriam habilitados no Brasil para uma das restante revolucionárias mudanças no ramo das telecomunicações, o celular. A primeira chamado, no Rio de Janeiro, em 30 de dezembro de 1990, período só a ligação pioneira para as infinitas interconexões que essa evolução tecnológica provocaria. O universo nunca restante seria o mesmo. Hoje, no Brasil, tem restante celular do que . Os benefícios e os prejuízos do equipamento são temas de reportagens nos diferentes veículos da Firma Brasil de Comunicação. Fazer ligação virou só um pormenor.
Clique cá para visualizar a tabilha com as datas da .
O equipamento é a principal de os brasileiros entrarem na internet, porquê mostra reportagem da Agência Brasil. Até 2019, três em cada quatro brasileiros tinham transição à internet e a telinha menor período a responsável pela maior pedaço dos acessos. Resto do que isso: para a maior pedaço das pessoas (59%) o transição à rede ocorria exclusivamente pelo . Além de ser uma de informação e entretenimento, o celular traz possibilidades de inclusão, com os aplicwp-activate.phps.
Confira reportagem da TV Brasil

O uso do celular, entretanto, pode se transformar em um risco no trânsito, gerar problemas de postura, mudar a qualidade do sono e fabricar dependência em diferentes públicos, além de, em alguns casos, ser prejudicial em ambientes escolares.
Confira reportagem aquém da TV Brasil

O susto de permanecer sem celular tem até nome: nomofobia. Ouça reportagem da Rádio Pátrio em que especialistas explicam esse transtorno.
Até o Papa Francisco já falou sobre esse . O puxão de ouvido: as famílias devem vigilar o celular quando estiverem fazendo refeições. Celular é importante, mas zero substitui uma boa patranha olho no olho.
Feliz Ano Novo
O dia da Confraternização Universal é tempo de esperança no universo inteiro. O tempo não pára. Aliás, o tempo não para (sem timbre). Palavras com grafias que se alteraram em português ainda requerem atenção de quem escreve no Brasil. O Tratado Ortográfico entrou em , em caráter obrigatório, há quinto anos. Ainda tem dúvidas? Confira reportagens da Agência Brasil e ouça nas rádios para aprofundar seus conhecimentos.

27 de dezembro a 2 de janeiro
27

Termo do apresentante de televisão paulista Jacinto Figueira Júnior, sabido porquê O Humanidade do Sapato Branco (15 anos)
Fundo Monetário Internacional é formalmente criado com a sinal de um negócio entre 29 nações (75 anos)

28

Promanação do treinador de basquetebol fluminense Ary Vidal (85 anos)
Invenção do cinematógrafo, que deu origem ao cinema atual, pelos Irmãos Lumière (125 anos)

29

Filhoteção de comissão executiva formada para cuidar do projeto definitivo de construção de uma ponte ligando as cidades de Rio de Janeiro e Niterói (55 anos)

30

Promanação do jogador de golfe estadunidense Tiger Woods (45 anos)
Regresso do celular ao Brasil (30 anos)
Filhoteção do Museu da e do Timbre de Campinas, SP (45 anos)

31

Termo da cantora e compositora Natalie Cole (05 anos)
Promanação do engenheiro industrial, geógrafo e engenheiro social francês, naturalizado brasiliano, Henrique Morize (160 anos) – juntamente com Roquette-Pinto, foi um dos fundadores da Rádio Sociedade, ulterior Rádio MEC

1

Promanação da atriz gaúcha de ascendência italiana Maria Della Litoral (95 anos)
Promanação do ator, radialista, locutor, radioator, instituidor, e roteirista cearense Emiliano Queiroz (85 anos)
Promanação do ex-futebolista paulista Roberto Rivellino (75 anos) – frequentemente considerado um dos melhores jogadores da história do futebol
Fundíbuloção do Império Alemão (150 anos) – às vezes referida porquê Alemanha Imperial, período o situação pátrio alemão que existia desde a Unificação da Alemanha em 1871 até a abdicação do Imperador Guilherme II em 1918.
Maneiração do Reino Uno da Grã-Bretanha e Irlanda, ou simplesmente Reino Uno (220 anos)
Ceres, o maior e primeiro objeto sabido no cinturão de asteroides, é revelado por Giuseppe Piazzi (220 anos)
As colônias britânicas de Novidade Gales do Sul, Queensland, Victoria, Austrália Meridional, Tasmânia e Austrália Ocidental constituem a federação da Austrália; Edmund Barton é nomeado seu primeiro-ministro (120 anos)
Dilma Rousseff é a primeira mulher a presidir o Brasil (10 anos)
Tratado Ortográfico de 1990 entra em no Brasil em caráter definitivo e obrigatório (05 anos)
Dia da Confraternização Universal
Dia do Doteínio Público
Fundíbuloção Esporte Clube Bahia (90 anos)

2

Promanação do , documentarista e jornalista russo Dziga Vertov (125 anos) – fez pedaço do movimento construtivista, escrevendo inúmeros artigos sobre a teoria do filme
Promanação do ex-técnico paulista de basquete Aluísio Elias Ferreira Xavier, o Lula Ferreira (70 anos)
Promanação do futebolista e treinador paulista Waldir Peres (70 anos) – considerado um dos restante importantes goleiros do futebol brasiliano
Filhoteção do Parque Estadual da Pedra Azul, no Espírito Santo (30 anos)

Todas as semanas divulgamos as principais datas em grupo com o projeto Efemérides da Firma Brasil de Comunicação (EBC). Neste espaço, o leitor tem transição aos episódios e às personalidades que tiveram presença no cenário pátrio e mundial com os links do material produzido sobre os assuntos.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax