ManchetesOpinião

Feliz dias dos avós. Por Marco Aurélio

Dia 26 de julho, agora, é o dia dos avós. Dia que homenageia Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Eu já não tenho avós. Na verdade, conheci apenas minha avó materna, que era índia. A vi pela segunda vez nos anos 60, quando ainda era muito pequeno, nem a escola eu frequentava ainda. Minha avó veio de Porto Alegre para São Paulo ver minha mãe, depois de quase dez anos. No mesmo ano, minha mãe me ensinou a escrever, antes de ingressar na escola, e me fazia produzir pequenas cartas para minha avó, enviando-as pelo correio.

Quando vi minha avó subindo as escadas da casa onde morávamos na Autonomistas, me encantei. Ela era alta, magra, pele morena e usava uma saia pregueada azul marinho de tergal, que ia até um pouco abaixo dos joelhos.  Na primeira terça-feira que passou conosco, foi à feira e encheu a geladeira de frutas. Achei que ela era rica, muito rica. Afinal, nunca tinha visto a geladeira de minha mãe tão cheia de frutas assim.

Num tempo em que todos agem com a faca nos dentes ou com sangue nos olhos, o dia dos avós pode nos levar a ter como fio condutor a conciliação, o equilíbrio, a compreensão e a ternura. Comportamentos presentes em qualquer avó ou avô, sem nos fazer esquecer nossos ideais Falta tudo isso no Brasil de hoje. .

No clássico livro Casa Grande e Senzala, Gilberto Freire mostra como era a relação patriarcal entre fazendeiros e pessoas pobres do Brasil, com suas mazelas e um analfabetismo idealizado pela elite. Lula morou na Casa Grande por oito anos quando Presidente da República, e incluiu muitos excluídos nela, mas nunca foi querido por uma parte dos donos. Foi sempre discriminado, assim como foram discriminados André Rebouças, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Castro Alves e o escritor Machado de Assis.

Na obra de Debret de 1827, crianças negras comem sobras do jantar de fazendeiros brasileiros. É assim que me sinto em 2017. Com as reformas sonhadas pelo Centrão, elite política saudosa da Ditadura Militar, o brasileiro vai voltar a ficar apenas com os restos do jantar e mais nada.

Podemos ficar revoltados e com razão. Podemos reagir com muita agressividade e com razão. Mas como dia 26 de julho é mais um dia dos avós, podemos fazer do equilíbrio e da capacidade de conciliação o caminho para transformar este país compreender que a cidadania para todos é o melhor modelo a ser seguido. Escolas com banheiros limpos e com assentos, hospitais sem pacientes no corredor, ônibus limpos, sem superlotação e chegando no horário, ruas sem buraco, rios não poluídos, matas preservadas e empresários dando exemplos de postura e de vida podem nos fazer a ser avós de nós mesmos.

Dia 27 de julho, se estivesse aqui, minha filha faria 20 anos. Ana Luiza era uma menina que dava conselhos a mim e aos amigos. Sempre me repreendia quando eu me portava como adolescente na frente daqueles que eu não gostava, dizendo: “pai, mesmo que você não goste deles, faça como minha avó, saiba disfarçar e trata-los com ternura, isso não vai fazer você abrir mão de seus compromissos com o mundo”.

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista, biomédico, historiador e professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no site Planeta Osasco.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Marco Aurélio

Marco Aurélio Rodrigues Freitas, Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Crônicas no Planeta Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax