ManchetesOpinião

“Mentira tem perna curta” ou tem fim um dia? Com Diretas Já.

Opinião do professor MARCO AURÉLIO – No capítulo de segunda-feira (19/06/2017) “Os Dias Eram Assim”, Alice desmaia ao encontrar Renato, em pleno comício pelas Diretas Já, no Rio de Janeiro de 1984, e descobre que ele está vivo e que não morreu nos anos de chumbo da Ditadura Militar. Uma mentira construída na Ditadura e que se desmancha no ar da democracia do movimento por eleições diretas para Presidente.

Na vida, as coisas também são assim. Quantas vezes não desmaiamos ao ficar frente a frente com as mentiras que a vida nos mostra. Na Política ou nas relações pessoais. Tudo é surpreendente e – por que não dizer – avassalador.  Mas, sem dúvida, vale a pena, significa que “viver é melhor que sonhar”. Ou sonhar é igual a viver sempre.

A cena mostra um cenário oculto e – sem percebermos – nos faz entender como muitos discursos na vida são construídos e se mantém por muitos anos, até que a vida os desmanche por completo, assim do nada, e a gente seja levado a absorvê-lo sem tempo para preparar uma resposta racional.

O Brasil vive um momento assim. Parece que tudo o que acreditamos está se desmanchando. Mas isso é uma depuração como diz Mário Sergio Cortella. Depois desse tsunami, o Brasil vai melhorar, com certeza. Na vida da gente, a tendência é que tudo mude, menos pós-verdades e mais relações sinceras, sem dogmas e sem preconceitos.

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista, biomédico, historiador e professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no site Planeta Osasco.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Marco Aurélio

Marco Aurélio Rodrigues Freitas, Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Crônicas no Planeta Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax