Destaques

Comissão debate lei sobre repasses para internet gratuita em escolas

O presidente Jair Bolsonaro, por meio da Advocacia-Geral da União, acionou o Supremo Tribunal Federal contra a Lei que obriga o repasse de recursos da União para que estados e municípios disponibilizem internet gratuita a estudantes e professores de escolas públicas.
Nesta quarta-feira, o assunto foi debatido na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, com a presença do ministro Milton Ribeiro. O assunto já tinha sido debatido em outra audiência com o ministro, no mês de junho. Na época, ele considerou a destinação de R$ 3,5 bilhões para esta despesa um problema orçamentário.O governo agora argumenta no STF que a norma afronta o devido processo legislativo porque interfere na gestão da Administração Pública. A Presidência também alega que a lei ameaça o equilíbrio fiscal da União.Durante a audiência Milton Ribeiro reforçou essa justificativa do governo. Ele destacou que atualmente o país vive um orçamento de guerra e que não se pode repassar os recursos de forma igual para todas as escolas.A ação do governo no STF foi criticada pelos parlamentares. A deputada professora Dorinha, presidente da comissão, disse que a ação no STF causa indignação porque houve um acordo entre Governo e Congresso para a derrubada do veto. No Supremo, o relator da ação é o ministro Dias Toffoli.Milton Ribeiro foi convidado a participar da comissão para falar sobre os impactos de vetos orçamentários para a educação. Ele ainda aproveitou o evento para pedir o retorno das aulas presenciais e destacou que o Brasil, entre os países do G20, é um dos últimos a tomar a iniciativa.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax