Destaques

Casos de malária caíram 10% no Brasil em 2020

Os casos de malária caíram 10% no Brasil em 2020 na comparação com 2019. De acordo com o Ministério da Saúde, os quase 150 mil registros da doença no ano passado ainda representam um cenário de alerta, especialmente na região Amazônica.
Outra preocupação é que, apesar da diminuição de casos, o Brasil registrou um aumento superior a 32% de contaminação pelo protozoário Plasmodium falciparum, que provoca formas graves da doença.
O Ministério da Saúde está com uma campanha para alertar a população e profissionais de saúde sobre a malária.
A mobilização inclui palestras e reuniões, e vai acontecer nos estados de Roraima, Rondônia, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Amapá, Amazonas e Acre – que concentram cerca de 99% dos casos da doença no Brasil.
Em 2015, o Brasil lançou o Plano de Eliminação da Malária. O objetivo é reduzir 90% das notificações até 2030 e eliminar totalmente a doença até 2035.
A transmissão da malária acontece de duas formas: por meio da picada de um mosquito que esteja infectado com um protozoário ou pelo uso incorreto e compartilhamento de agulhas e instrumentos cortantes.

*Com supervisão de Sheily Noleto

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax