Destaques

Empresas são dispensadas de autorização para produção e venda de máscaras e outros equipamentos

Mais uma determinação da Anvisa para ampliar a produção e venda de itens essenciais aos profissionais de saúde em meio à pandemia do novo coronavírus. A fabricac a o e importac a o de ma scaras ciru rgicas, incluindo a N95 ou equivalentes, o culos de protec a o, protetores faciais, vestimentas hospitalares descarta veis, gorros e prope s, dentre outros produtos, ficam dispensadas de Autorizac a o de Funcionamento de Empresa, da notificac a o a Anvisa, bem como de outras autorizac o es sanita rias.  A medida é excepcional e temporária.
Essa dispensa não exime o fabricante de cumprir as demais exige ncias de controle sanita rio, bem como todas as normas te cnicas vigentes. As empresas continuam sendo responsáveis por garantir a qualidade, a seguranc a e a efica cia dos produtos fabricados. As máscaras cirúrgicas devem ser confeccionadas em TNT (Tecido-Não-Tecido) para uso odonto-médico-hospitalar, possuir, no mínimo, uma camada interna e outra externa e, obrigatoriamente, um elemento filtrante.

Em nota técnica, a Anvisa recomenda, ainda, que os fabricantes desses produtos usados para proteção dos profissionais de saúde, como máscaras e outros insumos farmacêuticos, avaliem seus estoques, revejam os critérios de uso e identifiquem se há respiradores disponíveis para repasse à União, Estados, Distrito Federal e Municípios. O destino das peças serão os profissionais que trabalham nas emergências e UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) da rede pública de saúde.
 A ideia é garantir que não haja desperdício de materiais em um momento de escassez desses produtos e de sobrecarga no sistema de saúde.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax