Destaques

Comissão da Câmara aprova relatório que prevê “distritão puro”

A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre mudanças nas regras eleitorais aprovou, na noite dessa segunda-feira, o relatório da deputada Renata Abreu, do Podemos de São Paulo, que prevê a adoção do sistema majoritário na escolha dos cargos para deputados estaduais e federais em 2022. É o chamado “distritão puro”.
Atualmente, a eleição para a Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras de vereadores é feita no sistema proporcional. Com o distritão, venceria o candidato mais votado na localidade, independentemente da votação no partido, o que caracteriza um sistema eleitoral majoritário.
O texto da relatora autoriza ainda a retomada das coligações proporcionais, que estavam proibidas nas últimas eleições.
Para vários deputados as medidas fragilizam os partidos políticos, e favorecem a eleição de celebridades.
O texto também prevê o chamado voto preferencial para presidente, governador e prefeito e, por consequência, o fim do segundo turno.
Também está prevista mudança na data de posse dos chefes do Executivo, que atualmente ocorre em 1º de janeiro. A relatora propõe posse em 5 de janeiro para presidente da República e em 6 de janeiro para governadores e prefeitos. E isso, a partir de 2027.
Para incentivar a população a participar da política, um dos artigos prevê que os votos dados em mulheres e negros para a Câmara dos Deputados vão contar em dobro para a distribuição do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral.
A Proposta de Emenda à Constituição foi apresentada inicialmente com o objetivo de impedir a realização de eleições em datas próximas a feriados. Mas, sofreu uma série de alterações.
A aprovação definitiva das mudanças nas regras eleitorais depende ainda de votação em dois turnos nos Plenários da Câmara e do Senado.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax